Se calhar não... Pegando num post muito interessante que li no blog do Abert Barra, sem duvida que a paridade de preços colide com o principio do RM.
A generalidade dos TO Virtuais ou third parties ou canais de venda on-line, como se lhe queira chamar, exigem...sim exigem!...ter sempre a BAR (Best Available Rate) ou pelo menos a paridade de tarifas! Ora, se o que sabemos do RM é que cada cliente é um caso particular, se cada um dos quartos que temos para venda pode ter um valor diferente para cada cliente...então por que dar a paridade de preços? Bom...como Albert Barra diz se calhar estamos com o síndroma de orientação mais pelo canal do que pelo cliente! E porquê? Segundo um artigo do HotelJuice, a dificuldade não estará em manter a paridade dos preços, mas sim, em conhecer os clientes e aplicar politicas de preços adequadas a cada um deles. Seguindo o testemunho do Albert, a paridade aplicada de forma unilateral a todos os portais de viagens, na realidade não faz outra coisa que equiparar ao mesmo nível todos eles, elevando a níveis superiores de competitividade aqueles que têm menor capacidade de gerar negócio.
A generalidade dos TO Virtuais ou third parties ou canais de venda on-line, como se lhe queira chamar, exigem...sim exigem!...ter sempre a BAR (Best Available Rate) ou pelo menos a paridade de tarifas! Ora, se o que sabemos do RM é que cada cliente é um caso particular, se cada um dos quartos que temos para venda pode ter um valor diferente para cada cliente...então por que dar a paridade de preços? Bom...como Albert Barra diz se calhar estamos com o síndroma de orientação mais pelo canal do que pelo cliente! E porquê? Segundo um artigo do HotelJuice, a dificuldade não estará em manter a paridade dos preços, mas sim, em conhecer os clientes e aplicar politicas de preços adequadas a cada um deles. Seguindo o testemunho do Albert, a paridade aplicada de forma unilateral a todos os portais de viagens, na realidade não faz outra coisa que equiparar ao mesmo nível todos eles, elevando a níveis superiores de competitividade aqueles que têm menor capacidade de gerar negócio.
Comentários
mais do que comentar este tema, quero congratular-te pela iniciativa e coragem do teu blog...espero que aproveites e agites as águas QB...um abraço.
Jorge Cosme (Fontana Park Hotel)
Este é um trabalho complexo e que requer uma noção prefeita da distribuição (on e offline) e de todos os meios disponíveis para projectar as vendas nos sítios correctos.
Para finalizar gostava de lhe dizer que paridade é uma palavra errada, a correcta é integridade do preço.
Cumprimentos,
Henrique Henriques