Terminologia

Em RM e não só, ouvimos falar numa serie de termos, regra geral em Inglês, com os quais a maior parte das pessoas não se identifica ou desconhece o seu significado.
Pois bem, para ajudar a esclarecer alguns deles deixo aqui alguma terminologia usada em Revenue Management ,mas também alguma da hotelaria em geral.

Revpar (Revenue per available room)- este termo é muito usado quando se quer mensurar a receita por quarto vago. O seu calculo é muito fácil. Basta dividir a receita de alojamento do dia pelo número total de quartos. É de ter em atenção que a receita considerada é apenas de alojamento e liquida, ou seja, descontando impostos, pequenos almoços e outro valores extra alojamento.

ADR (Average Daily Rate)- Preço médio de venda do dia. A operação consiste em dividir a receita total de alojamento pelo número de quartos ocupados.

GOPPAR (Gross Operating Profit per available room) - O GOPPAR pode-se definir como o lucro bruto total da operação por quarto e por dia, onde o GOP é igual à receita total menos os custos operacionais por departamento. Contrariamente ao Revpar, o GOPPAR não reflecte a performance do alojamento, no entanto, permite ter uma melhor noção das mais valias e da gestão global do hotel. Assim podemos concluir que com o GOPPAR temos uma visão da performance geral do negócio enquanto o Revpar apenas nos permite avaliar a performance do departamento alojamentos.

REVPASH (Revenue per available seat hour) - Esta métrica, mais destinada à restauração, permite calcular o valor de um lugar disponível por hora. Recomendo que visitem profitablehospitality.com onde podem ter acesso a uma calculadora de REVPASH on-line. Vejam se o vosso Restaurante está optimizado!

RevPSM (Revenue per seat mile) - usado na aviação para calcular o valor de cada lugar por milha.

RevPFR (Revenue per function room)- usado nos hotéis, centros de reunião ou congressos, para calcular o valor de cada espaço funcional, sala, auditório, etc...

RevPT (Revenue per Treatment)- usado normalmente para calcular o valor médio por tratamento em centros de Spa, massagens, etc...

Mark up: percentagem pré-definida, ou não, que é acrescentada a um determinado valor. Normalmente usado por agentes de viagem que trabalham com base no Merchant model. Por exemplo a Expedia. O Mark up é a sua margem de lucro.

Allotment: Inventário de segurança contratado pelos Agentes de Viagem com os hotéis, por forma a garantir de imediato as reservas aos seus clientes.

Release: Periodo de tempo acordado entre o hotel e o Agente de Viagens para libertar o Allotment. Pode variar, por norma, entre as 24horas e os 21 dias consoante a época.

Hidden Revenue: O segredo do RM, as famosas receitas escondidas.
Imaginem...Se um cliente reserva uma estadia num hotel, à partida a receita visível é só a referente à estadia.
Aquando do cálculo de forecast nada mais será considerado.
No entanto o cliente durante essa estadia efectua outros consumos, minibar, spa, F&B, bar, etc...pois bem esses "extras" são as chamadas receitas escondidas ou "hidden revenue".

Up Grade: Atribuição a um cliente de um alojamento de valor superior, pelo valor que está a pagar.

Down Grade: O contrário de Up Grade, mas normalmente nunca é bem aceite.

Up Selling: A melhor prática do RM. Consiste em oferecer ao cliente algo com um valor superior e ele pagar! Exemplo: O cliente reserva a sua estadia num alojamento standard por 100€ (receita garantida), ao chegar ao hotel é-lhe proposto um alojamento superior, com vista mar, 50m2, tv plasma...por mais 50€ (receita não prevista). O cliente aceita...e nós temos mais 50€ de receita! Ou seja uma mais valia de 50€!

Distress inventory: Significa o numero de quartos que ficam por vender no dia. Ainda permanecendo como um desafio em RM, o DI representa uma quebra diária nas vendas dos hotéis.Sem duvida que é quase impossível uma ocupação de 100%, no entanto é esse o objectivo principal.

Comentários

Anónimo disse…
Hello Henrique - thanks for mentioning Profitable Hospitality. You have an interesting blog, but unfortunately I don't speak Portuguese...

Keep up the good work -

Ken Burgin
Profitable Hospitality
Anónimo disse…
Esqueceste-te da "unconstrain demanda"...vá vai lá ao wikipedia...

Pedro Sousa