Paridade de preços...será essa a estratégia correcta?

Se calhar não... Pegando num post muito interessante que li no blog do Abert Barra, sem duvida que a paridade de preços colide com o principio do RM.
A generalidade dos TO Virtuais ou third parties ou canais de venda on-line, como se lhe queira chamar, exigem...sim exigem!...ter sempre a BAR (Best Available Rate) ou pelo menos a paridade de tarifas! Ora, se o que sabemos do RM é que cada cliente é um caso particular, se cada um dos quartos que temos para venda pode ter um valor diferente para cada cliente...então por que dar a paridade de preços? Bom...como Albert Barra diz se calhar estamos com o síndroma de orientação mais pelo canal do que pelo cliente! E porquê? Segundo um artigo do HotelJuice, a dificuldade não estará em manter a paridade dos preços, mas sim, em conhecer os clientes e aplicar politicas de preços adequadas a cada um deles. Seguindo o testemunho do Albert, a paridade aplicada de forma unilateral a todos os portais de viagens, na realidade não faz outra coisa que equiparar ao mesmo nível todos eles, elevando a níveis superiores de competitividade aqueles que têm menor capacidade de gerar negócio.

Comentários

Unknown disse…
Carissimo amigo HH,
mais do que comentar este tema, quero congratular-te pela iniciativa e coragem do teu blog...espero que aproveites e agites as águas QB...um abraço.
Jorge Cosme (Fontana Park Hotel)
boo disse…
gostaria de colocar uma questão mas como não sou muito entendida no assunto, pedia que me explicasse se estiver errada. pensava que paridade fosse a igualdade de preço/tarifa do mesmo quarto em todos os websites que o publicitem. estou certa? se estiver, quer dizer que defende que o mesmo quarto tenha um preço diferente para cada tipo de cliente?
HHenriques disse…
Olá Cláudia, está certa até certo ponto :D. Paridade é exactamente mesmo preço em todos os sites. No entanto esses sites têm clientes com diferentes sensibilidades ao preço. Se para uns 25€ é caro, para outros 200€ é barato. A paridade e a sensibilidade ao preço são antagónicos. Além do mais o tipo de cliente que compra Expedia, por exemplo é muito diferente do que compra na Priceline, ou do que compra no site do hotel. É necessário acima de tudo definir a estratégia de preço correcta, seleccionando os canais que mais se possam adequar ao hotel em causa.

Este é um trabalho complexo e que requer uma noção prefeita da distribuição (on e offline) e de todos os meios disponíveis para projectar as vendas nos sítios correctos.

Para finalizar gostava de lhe dizer que paridade é uma palavra errada, a correcta é integridade do preço.

Cumprimentos,

Henrique Henriques