Crise, Criatividade e Oportunidades

É uma tríade que surge em tempo de crise.

As épocas de crise são consideradas processos de reajuste de mercado por uns, de mudança de comportamentos por outros, mas não deixam de ser épocas de oportunidade se existir criatividade.

A hotelaria e o turismo têm essa grande capacidade de se regenerarem perante situações adversas.
E este é o momento. É o momento de reflexão, de análise, de julgamento. É necessário aferir procedimentos de gestão, de comercialização e até de alguma critica à passividade que a industria tem vivido nos últimos anos.

Essa passividade vem colocando em cheque a sustentabilidade do turismo e dos destinos turísticos em Portugal. Mário Batista, refere no seu livro "Turismo - Gestão Estratégica" a importância de um desenvolvimento sustentavel, mencionando que, e passo a citar - "para que um destino turístico, um resort ou uma empresa turística possam avaliar a sua capacidade de desenvolvimento sustentável, a primeira preocupação deverá ser a de estudar a sua posição competitiva, incluindo a divulgação da sua imagem, que constitui um elemento essencial para conceber estratégias promocionais que os posicionem competitivamente face aos destinos concorrente".

É nestas duas vertentes, a da sua posição competitiva e de imagem, que se nota em Portugal uma elevada passividade.

É necessário pois, apostar numa vantagem competitiva do mercado enquanto destino, e nas unidades hoteleiras enquanto agentes diferenciadores desse mesmo destino.
A imagem que se passa é fundamental para a retenção e "captação emocional" do consumidor do século XXI.

As crises trazem oportunidades, que com criatividade se transformaram em sucessos! Haja o talento necessário para a iniciativa.

Saudações Turísticas,

Henrique Henriques

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