Estava dificil....

Finalmente consegui voltar aqui e escrever alguma coisa...

Pois é, não tem sido fácil a vida nestes últimos 2 meses, são tantos e tão ricos os projectos que tenho andado com uma terrível falta de tempo. Mas hoje consegui!

Gostava de partilhar uma serie de assuntos que acho deveras interessantes, a começar pelo sucesso dos seminários "Hotels 2.0 - Pensar online".

A Hotel Distribution Management em parceria com algumas associações de Hoteleiros, como a AHETA e a ADHP e o INESP- Hotelaria e Turismo têm promovido a discussão e partilha de práticas na área do online para Hoteleiros. É objectivo destas acções o despertar para este tema, e tentar "evangelizar" para a necessidade de desenvolver boas práticas e estratégias na distribuição online.

Na Europa, o mercado online vale a módica quantia de 54,8 Biliões de Euros (sim, está correcto o valor).
Estar fora deste mercado é estar a perder uma oportunidade enorme de optimizar as receitas e as ocupações. Por isso é necessário pensar, e pensar como tirar o maior partido deste, já, poderoso mercado.

Mas para isso é preciso saber, e saber por exemplo:

Como ter um website que corresponda às necessidades de venda.
Ultimamente tenho analisado uma enorme quantidade de websites de hotéis portugueses, e muito sinceramente, a maioria está muito aquém daquilo para que foi concebido!
Um website de hotel é uma loja virtual, isso mesmo, uma LOJA!! Deve vender como ninguém o produto. Não deve ser uma obra prima de um talentoso web-designer! Que me perdoem os web-designers e as empresas de design, mas desenvolver um website de hotel, não é uma trabalho para estes senhores.

O que deve ser considerando num website de hotel é o que está por trás,a tecnologia, a linguagem de programação, a sua capacidade de ser visto por quem quer ver. Além disso deve permitir a maior flexibilidade possível na sua gestão de, conteúdos, fotografias, páginas, noticias, etc.
Outro erro é o posicionamento dos conteudos, afinal o que se pretende? VENDER! VENDER! VENDER!
Os conteúdos e a forma como estão organizados são fundamentais. É preciso saber, é preciso entender e nem todos estão capacitados para o fazer. Um investimento de milhares de euros pode não ser a melhor solução. Se ter apenas por ter for importante, então "go on".

Outra questão está no pensamento de venda.
Um destes dias estava numa reunião com um hoteleiro que me dizia que não valia a pena ter website, afinal o seu maior produtor era um operador. Achei estranho, fiz uma busca no google pelo nome do seu hotel e...SURPRESA! Quem aparecia em primeiro lugar no google era esse operador a vender o seu hotel!!! milhares de euros em custos de distribuição que podiam ser poupados!!

Valerá a pena campanhas no google?
Sim e não. Se tiver um site optimizado para tal, sim vale a pena, se não, é deitar dinheiro à rua. Para isso mais vale ajudar instituições de caridade! Pelo menos a marca fica conotada com a responsabilidade social, o que hoje é muito importante praticar.

Reservas online ou formulário?
Reservas online SEM DÚVIDA! Quem compra online não compra por formulário!
Um destes dias estava a dar uma formação em e-commerce, e como é normal, numa das sessões avaliamos os websites dos hotéis dos formandos presentes. Um desses websites tinha um formulário de intenção de reserva. Falámos sobre o tema e fizemos um exemplo prático: efectuei uma reserva de uma suite para essa noite, casal com dois filhos, preenchi aquela informação toda e enviei. Na altura o formando assegurou-me que iria obter a resposta rapidamente, pois quem respondia era o recepcionista de serviço. E eu disse: ok, como estamos no inicio da sessão vamos aguardar, e fazemos assim, vamos ao coffee break quando a resposta chegar :). Pois bem, fomos ao coffee break, mas a resposta ainda não tinha chegado. A sessão acabou e a resposta ainda não tinha chegado (a sessão durou 3h30m). Ao fim de 4h30 chega a resposta...qual a surpresa? Tinha de enviar a idade das crianças para obter o valor a pagar correcto :(...desisti! Como eu, qualquer cliente online já o tinha feito à muito.

Está na altura de vermos o panorama das vendas online mudar! Mas vamos fazer bem feito! Porque caro e mau é o que não falta no mercado!

Até breve!

HH

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