As passadas semanas têm sido de intenso contacto com as mais recentes novidades na tecnologia para a hotelaria e mercado electrónico.
Entre algumas dessas acções em que participei, uma houve que me marcou pessoalmente. As III Jornadas Universitárias sobre aplicação da tecnologia no sector hoteleiro na Universidade Rey Juan Carlos, em Madrid, na passada semana.
Com o patrocinio da Rate Tiger, e durante um dia inteiro, vários foram os convidados profissionais que partilharam a sua sabedoria, experiência e saber fazer, numa area que está "a ferro e fogo" no momento.
Sol Melià, Minube, Tripadvisor, RoomMate Hotels, Starwood, Google ou Rusticae, foram algumas das marcas representadas nestas jornadas.
Embora totalmente virado para o consumo interno Espanhol, as questões lançadas e explicadas são transversais a toda a Peninsula Ibérica, e, digo eu, a toda a Europa Latina.
Revenue Management, Distribuição, Marketing, Redes Sociais, Web 2.0, foram temas abordados por uma mesa repleta de "experts" nestas areas.
A guerra dos preços, as campanhas de Mkt no Google, a reputação das marcas em redes sociais, o price mix, a segmentação, a crise, a quebra de receitas ou ocupação, foram temas de conversa que tornaram em preocupações das marcas representadas.
No entanto, o que me impressionou de facto foi a assistência, 300 pessoas, mais de 50 profissionais na plateia, o restante eram alunos.
É interessante verificar, aliás, é de facto uma forma de medir a cultura e o quão empenhadas estão as empresas e as universidades a um trabalho em conjunto.
Temos de aprender com estas boas práticas, temos de aproximar as empresas das nossas escolas.
Actualizar os conteudos de forma a preparar os futuros gestores para uma nova era, para uma era onde a tecnologia é "rainha" e será o seu suporte de gestão.
Comentários