Criatividade precisa-se!

Já é por mais reconhecido por todos que estamos em crise. Segundo os mais recentes estudos e previsões económicas da UE, a recuperação só se fará sentir em meados de 2010, inicio de 2011.

Neste momento batemos no fundo, todo o crescimento dos últimos anos regressou à estaca zero. Tal e qual como um caminheiro de montanha que efectua um percurso pelo meio do nevoeiro e é surpreendido por um precipício que o leva de novo para a base da montanha.
A expressão que melhor descreve o estado actual da situação é "Back to Basics".

Mas, estamos numa situação completamente diferente das crises anteriores.

Se os períodos de recessão e crescimento, como todos sabemos, são cíclicos, estatisticamente em média de 10 em 10 anos, esta crise é mais profunda,como já referi anteriormente, é uma crise da confiança dos consumidores.

Então de que forma podemos ultrapassá-la?

Bom, esta é uma daquelas respostas que muitos gostariam de ter. Lamento, eu também não a tenho :-), mas acredito que só poderá ser de uma forma -SENDO CRIATIVO!!

A realidade actual na hotelaria é de uma quebra significativa na procura e nas receitas. Na generalidade aposta-se nas campanhas de Marketing para tentar contornar essas quebras, mas isso retorna num aumento dos orçamentos (custos) nesta área. Será este o caminho? Não acredito nisso. Como Revenue Manager, o meu objectivo é libertar para o meu accionista o máximo rendimento possível.

Então como fazer?
- SENDO CRIATIVO

Existe neste momento um grande desafio: agregar num pensamento e cultura único, o Marketing, o Revenue e o e-Commerce.

Algo que as novas tecnologias têm de bom é que começam a surgir muitas opções "open source" ou seja grátis.
Entre elas, existem várias opções de software para construir sites de borla, que permitem criar redes sociais de borla, que permitem criar blogs de borla...ou seja muitas borlas :-)

Alguns desses softwares são:

www.yola.com
www.blogspot.com
www.wordpress.com
www.ning.com
www.joomla.com
www.bluevoda.com


Se temos estas borlas, e existem mais, o que devemos juntar a seguir é...CRIATIVIDADE!!!

Sejam criativos, usem o pensamento lateral! (se souberem o que isso é...:-)

Comentários

Gostei deste teu "post" Henrique e concordo plenamente com a questão da Criatividade! Eu que o diga... que estou na área dos eventos...No entanto, a criatividade não tem a ver com a crise, essa é uma questão que sempre defendi e que tento ao máximo sempre ter nos meus eventos, ser CRIATIVA. Não é fácil, ideias há muitas, mas às vezes colocá-las na prática torna-se incomportável e dispendioso. Há que tentar ser criativo com a prática da casa. Beijinhos