As caracteristicas de um e-Commerce Manager

Quando se procura um recurso humano para determinada função, algumas características e competências são a chave do sucesso. Na área de e-commerce o mesmo se aplica.

No geral:

É comum na industria hoteleira adaptarem-se recursos. Muitas vezes encontramos recepcionistas que foram bagageiros, promotores que foram recepcionistas, Chefes de Recepção que passam a Directores de Alojamento e por ai fora... É um facto que temos uma industria em que a aquisição de conhecimentos e práticas têm uma evolução continua, como se de uma escada se tratasse. Aliás, penso, acima de tudo, que para se conseguir um bom líder em hotelaria, o mesmo, deve estar bastante enquadrado com a realidade de um hotel. Tanto mais que um bom líder não deve ser construído com base na teoria, mas sim, com muita prática, muita operação, muita realidade. Em hotelaria um líder, acima de tudo, deve ser um excelente motivador de equipas, um visionário e um empreendedor. Para isso deve conhecer muito bem as suas necessidades.

A melhoria que deve exigir às suas equipas deve ser constante e considerando sempre que, por muito bom que o serviço esteja a ser desenvolvido, o objectivo é sempre a melhoria continua até à Excelência. De notar que Excelência apenas se atinge quando é o cliente/hospede que o reconhece, não pela 1ª impressão, mas pela constância e continuidade do serviço prestado sempre ao mais alto nível.
Para que seja possível prestar sempre um serviço de elevado nível, dois factores devem ser, sempre, considerados prioritários:
- Reconhecimento
- Formação
Reconhecimento é uma forma de transmitir a uma equipa o seu desempenho, a sua entrega e o seu esforço. O reconhecimento é da mais alta importância, pois só assim se consegue envolver as equipas de trabalho nos valores e missão da empresa/hotel. Reconhecimento é também a forma de transmitir a uma equipa a importância e contribuição que tem no sucesso da empresa/hotel.

Se a formação é importante em qualquer área, na industria hoteleira é vital. Quando se pretende atingir o sucesso ou a Excelência, apenas a formação e melhoria continuas, podem proporcionar os níveis exigidos e as competências necessárias a uma equipa que se pretende dinâmica, coesa, envolvida e motivada. Ninguém nasce ensinado, é uma frase feita é um facto, mas é a que melhor descreve a necessidade de melhoria constante, traduzida em formação, formação, formação....

Em particular o e-commerce:

Considerando que é algo relativamente novo na realidade hoteleira, a função e-commerce ainda é pobre na oferta de formação. Embora já seja uma realidade numa grande parte dos hotéis, ao nível da formação ainda não teve um grande desenvolvimento.
Tal como escrevi no inicio, somos uma industria que muito facilmente adapta recursos, ou os faz evoluir dentro da própria estrutura. Os "novos" e-commerce's também fazem parte dessa prática.
Por norma existe sempre um elemento, que fazendo parte de uma área de recepção, comercial ou reservas, demonstra algumas características vocacionadas para o tema.
Se numa primeira fase o gosto pela área mais tecnológica da distribuição é importante, rapidamente se apercebe que pouca formação é oferecida, obrigando ao desenvolvimento de um certo "auto-didatismo".

Se formação não existe, menos definido ainda está, quais as competências técnicas necessárias para um bom desempenho da função. Por esse motivo, é difícil também encontrar no mercado profissionais com essas competências.

Apenas para ajudar, posso dizer que, são tantas as competência que provavelmente vou-me esquecer de algumas, mas entre elas:

- Conhecimentos de Informática avançados
- Noções de programação
- Noções de Design gráfico
- Conhecimentos do mercado hoteleiro, nomeadamente tendências de venda
- Calculo e Processamento de Calculo
- Conhecimento a 360º da distribuição
- Grande capacidade de adaptação a mudanças muito rápidas
- Grande dose de curiosidade
- Capacidade de aprendizagem continua, nomeadamente elevado grau de inteligência geral
- Capacidade de reconhecer e alterar comportamentos
- Elevada capacidade criativa e de empreender
- Disponibilidade elevada
- Gosto pelas novas tecnologias
- Poder de síntese
- Capacidade de avaliar tendências, quer internas quer externas
- etc....

Estas são algumas das competências necessárias ao desempenho da função e-commerce na hotelaria. Não estão todas, muitas mais poderiam ser enumeradas, mas creio serem estas as mais relevantes.

Para aquisição de muitas destas e outras competências, recomendo uma actualização e reciclagem constantes que podem ser adquiridas em muitas conferências e workshops promovidas em vários países, que contrastando com Portugal, já estão bastante evoluídos.

Comentários