Afinal, navegar na net prejudica o trabalho ou aumenta a produtividade?


Um mundo sempre em constante mudança é aquele em que nos encontramos...
Se por um lado o ser humano é resistente às mudanças, outras há em que ele próprio sem se aperceber as promove. Este é um desses casos...

Há quem apelide o fenómeno de “cibervadiagem”, perspectiva certamente defendida pelos patrões a quem nada agrada que os colaboradores vagueiem pela Web em pleno local de trabalho. Mas um investigador australiano garante que uma breve pausa para ler notícias ou ver um vídeo pode aumentar a produtividade profissional.
O estudo é da Universidade de Melbourne e revela que quem usa a Internet no local de trabalho por motivações pessoais produz mais 9% do que não tem o hábito de o fazer, conta o site do semanário “Expresso”.
A conclusão pode revelar-se surpreendente para os mais cépticos mas certamente que quem costuma praticar a tal “cibervadiagem” compreende os argumentos que a sustentam. Diz o autor da investigação, Brent Coker, que navegar na Internet durante o trabalho é uma boa forma de espairecer e uma excelente estratégia para descansar a cabeça e recuperar a atenção, o que tem reflexos na produtividade.
O autor deste estudo lembra, a propósito, os grandes investimentos que algumas empresas fazem em software apropriado para bloquear o acesso a determinados sites, nomeadamente de páginas de redes sociais, de conversação online e de partilha de vídeos. Investimentos esses que, nesta perspectiva, acabam por tornar-se desnecessários.
De acordo o site supra referido, o estudo efectuado pela universidades australiana foi feito junto de 300 trabalhadores, 70% dos quais reconheceram que fazem breves pausas nos seus trabalhos, correspondentes a menos de 20% de uma jornada laboral, com o objectivo de procurar informação sobre produtos, ler notícias jogar ou assistir a vídeos.

Pode ler o artigo em: MSN QUERO MAIS

Comentários