Twitter, youare.com, myspace..and so many more...


A "moda" instalou-se...ou está a instalar-se:-)

Dezenas ou centenas de redes sociais começam a surgir um pouco por todo lado.

Os nomes variam, e quase todos originais: Twitter, Myspace, Youtube, Youare, Linkedin, Xing, Tumblr, Flickr, Hi5, e sei lá mais quantos!

Começa a ser difícil conhecer e descobrir tanta coisa. Mas para isso também já existe solução!

Veja-se o caso do ping.fm, uma ferramenta que permite actualizar de imediato todas as redes sociais possíveis e imaginárias.

É assim o nosso dia a dia, cada vez mais novidades, mais locais onde podemos criar o chamado "brand recognition" onde podemos influenciar potenciais clientes.
Mas serão mesmo clientes? Ou potencias clientes? Ou potenciais futuros clientes?

A generalidade das redes sociais é constituída por jovens, dependendo do tipo de rede, podemos encontrar umas mais jovens, outras mais adultas outras ainda que são um mix.

Para nós, hoteleiros da nova geração, estes desafios são quase como que uma obrigação. E porque? Simplesmente porque estamos a influenciar, ou podemos influenciar, futuros potencias clientes.

Façamos uma pequeno retrocesso e olhemos a nossa evolução...

1992/4 - Surgem os primeiros telemóveis ( aqueles canhanhos de pendurar a tiracolo)
1995 - Surge o primeiro esboço da Internet ( aquela lentinha via telefone, com um modem de som inconfundível)
1998 - Surge o grande boom dos sites na Internet ( Linguagem HTML, muito txt e algumas fotos)
2000 - Começa a surgir a Internet mais rápida, o ADSL e o CABO
2002 - Na hotelaria surgem os motores de reserva com confirmação imediata
2004/5 - As redes sociais dão os primeiros passos (no formato actual, porque no formato chat, já há muito que tínhamos o saudoso Mirc e irc). As reservas para hotéis via Internet disparam.
2006 - Tudo se transforma...novas linguagem de programação surgem (Flash, Xhtml, Java, etc...). Milhões de sites surgem. Forums, Wikis, blogs, podcasts. A Apple desenvolve via itunes e ipod a dependência dos conteúdos portáteis, a musica, os filmes, os documentos.
2007/8 - As comunidades on-line galvanizam-se! A dependência da Internet é já uma realidade (aliás, surge na área psiquiátrica doenças associadas a essa dependência). A mobilidade, os pc's portáteis, o "Magalhães":-), o wifi, a net móvel, os automóveis inteligentes ( até já travam sozinhos). Sei lá mais o quê...

Na hotelaria...bem na hotelaria...Antigamente era tão fácil .....
Cliente que entrava no hotel de fato...era corporate...de jeans, chinelos ou t-shirt...era lazer..
Se vinha do aeroporto era estrangeiro...se chegava de carro..era português..
Que belos tempos...

Hoje? Bem hoje pode ser qualquer coisa :-)
Pode chegar no domingo de jeans e vai passear, na 2ª veste fato e vai trabalhar, se vem do aeroporto, já não sabemos se é estrangeiro. Viaja em low-cost a trabalho. Reserva via Internet quando consegue um preço mais baixo (no entanto tem um acordo preferencial de empresa), se pode pagar 50€...já não vai pagar 70 ou 80. Exige tudo e mais alguma coisa. Procura as melhores opções, deixou de ser fidelizado, não cria laços e assume o direito de escolha.

Os desafios hoje, não se assemelham nada ao passado. Temos de ser pró-activos, adivinhar e conhecer as motivações, para termos sucesso temos de estimular cada vez mais as experiências de quem nos visita!

Voltando ao tema da net...

Hoje, somos "netdependentes"...recordo-me dos medo dos meus pais...que eu não ingressa-se no mundo da droga, que não aceita-se nada de estranhos...hoje constato o meu medo em relação ao meus filhos, que não se tornem viciados na net, na PSP ou na Wii e que não falem com desconhecidos on-line.

Este são os sinais dos novos tempos, estivemos na idade da pedra, hoje estamos na idade da net. Passamos de uma sociedade fechada, pouco participativa, pouco preocupada, para uma sociedade de informação (o que não significa propriamente de conhecimento), uma sociedade onde perdemos a nossa privacidade (por opção, diga-se), onde queremos influenciar as decisões, onde nos preocupamos com o ambiente que nos envolve, queremos cada vez mais ser membros activos e fazer parte de uma comunidade participativa...só tenho pena que esta realidade é muito virtual e muito pouco real.

Em resumo...

Hoje quando acordamos, não sabemos qual vai ser a novidade do dia...Tecnológica? Financeira? Económica? Politica? Global? Regional? Nacional?

É tão bom viver assim...

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