O que poderemos esperar de 2009?

Segundo um artigo escrito recentemente na Travolution, onde foi feito um apanhado sobre as tendências para 2009 segundo alguns posts em blogs de experts, retive e transcrevo alguns que me pareceram interessantes.

Constata-se de facto, que 2009, pode ser um ano de baixa actividade turística, mas ao mesmo tempo será um ano de grandes movimentações no sector. Quer através de fusões ou aquisições de alguns dos agentes, quer na inovação dos serviços, quer através da alteração de estratégias que até hoje estavam consolidadas.

Assim o quer me parece relevante:


Graham Donoghue, Travelsupermarket:

Segundo este analista, é previsível que 2009 seja um ano de consolidação do mercado, muitas companhias estarão dispostas ou abertas a serem compradas ou a fundirem-se.
Segundo ele, existirão cortes na generalidade da oferta de pacotes turísticos, o que poderá levar a uma subida dos preços. Prevê uma quebra nas viagens internacionais de 12%.
Alguns dos principais players no mercado electrónico tenderão a ser mais agressivos de forma a captar quotas de mercado, ex: Expedia, Travelocity ou Priceline.
Os clientes tenderão a ter uma atitude mais promiscua na escolha das suas viagens. Se em 2008 procuravam em média em 4 websites, em 2009 esse valor será elevado para 8.

Troy Thompson, blogger at Travel2Dot0:

Para este blogger, 2009 trará uma maior atenção das empresas turísticas para o mercado das redes sociais.
Hoteis, Agentes de Viagem e Companhias Aéreas,continuaram a colocar no topo das suas estratégias de Marketing o marketing on-line e por sua vez as redes sociais.
Apenas algumas "Travel 2.0" sobreviverão no final de 2009. Numerosos factores, incluindo factores como a economia global e os conteudos, levarão ao estabelecimento de grandes On-line Travel Brands baseados em comentários e blogs.
O desenvolvimento tecnológico, como a tecnologia móvel, a portabilidade de perfis sociais e ferramentas de sincronização, irão obrigar a que as empresas turísticas se preparem melhor de forma a dar resposta a este avanço.


Kenny Picken, Traveltek:

Devido à crise financeira, este blogger, prevê o desaparecimento de muitas das pequenas agências de viagem, logo no inicio de 2009. A fraca capacidade de sobrevivência ditará o reajustamento do mercado. No entanto, o mesmo acha que, 2009 não vai ser fácil para ninguém.
Também Kenny acha que, 2009 vai ser um ano de consolidação do sector, vendo os grandes predadores a aglutinarem os pequenos reduzindo assim a concorrência.
A perda de emprego é também um factor a reter para este autor.

Ian Brooks, Puregenie.com:

Ian pensa que, as companhias que não se identificam com um nicho de mercado ou um mercado de escala vão ser as primeiras a sofrer as consequências.
Que 2009 irá aumentar a procura de e-commerce's talentosos.

Matt Cheevers, Teletext Holidays:

Matt refere que, o mercado "all inclusive" irá florescer este ano, uma vez que, os consumidores reagem melhor e tem uma melhor percepção ao valor quando "tudo está incluído".
Pensa que, mais companhias irão aumentar a sua oferta e fazer face à procura através deste modelo de negócio, de forma a aumentar o valor e a experiência ao cliente.
Mais do que nunca os consumidores terão muita atenção às ofertas que garantam uma boa relação preço/qualidade.

Roberto de Re, Dolphin Dynamics:

Segundo Roberto, os GDS irão alterar o seu modelo comercial. Segundo este autor, companhias como a easyJet e Lufthansa propõem estratégias que absorvam os custos indirecto da distribuição. Isto poderá alterar significativamente o modelo comercial dos GDS até então utilizado. Colocar um agente a reservar baseado em incentivos é o objectivo. Historicamente as reservas eram baseadas em fee's de reserva aplicadas aos fornecedores. Esta estratégia tende a desaparecer rapidamente.

Francesca Ecsery, Cheapflights UK:

Francesca escreve que, os consumidores em 2009 estarão mais preparados para procurar um bom negócio. O preço será um factor decisivo. A manter-se o estado actual da economia global, Francesca acha que, os consumidores vão rapidamente tornar-se mais inteligentes na compra e na escolha que fazem para aplicar o seu dinheiro. Estarão dispostos a cortar em despesas como roupas, artigos para o lar e outros, mas um estudo recente mostra que, resistem, mesmo em épocas de recessão, a não fazer férias.

Lewis Lenssen, Netizen Digital:

Lewis pensa que, em 2009 as empresas irão focar as suas estratégias de marketing, essencialmente no on-line, tendo em atenção as conversões, muito usado em técnicas como o PPC.
Que o ciclo da compra se tornará mais longo e complexo, uma vez que os consumidores procuram o produto perfeito.

Mel Carson, Microsoft AdCenter:

Mel define: mais importante que alocar orçamentos de marketing para a área do on-line, o sucesso estará em ter a melhor base de dados possível. É importante investir, mas sabendo onde e para quem, de forma a atingir os objectivos pretendidos.

Em resumo, deixo aqui as opiniões de alguns experts em várias áreas ligadas ao nosso sector.
Que 2009 será um ano diferente, ninguém tem duvidas!

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