Motor de reservas... qual a melhor opção?

Já muito tenho aqui escrito sobre Revenue Management, obviamente que muito mais irei escrever uma vez que se trata de uma disciplina extremamente importante para uma boa gestão hoteleira. No entanto é altura de falar um pouco de e-Commerce e a sua substancia principal... um site de sucesso!

Pegando um pouca na minha experiência dos últimos 5/6 anos nesta área e em alguma investigação que tenho feito, deixo hoje aqui um pouco do que considero a melhor solução para um site de hotel ser bem sucedido.

Comecemos pelo inicio; o principal objectivo de um website , para além de ser a montra do nosso hotel é o de captar o máximo de reservas possível. Simplesmente, porque através do nosso site os custos das vendas são reduzidissimos...ou pelo menos deveriam ser!
Partindo desse pressuposto, começam aqui as primeiras duvidas e é necessário tomar as primeiras decisões. Ter ou não ter reservas on-line ?(com confirmação imediata, não um formulário de intenção). Desenvolver um próprio, alugar, ou comprar um já existente? Qual será a melhor opção?
Bom, se considerarmos uma grande cadeia hoteleira, tipo Marriott, Starwood ou Sol Meliá, garantidamente que desenvolver in-house é a solução. Por norma estas cadeias devido á sua dimensão e cobertura geográfica optam por ter recursos humanos dedicados ao desenvolvimento de tecnologias de informação próprios, veja-se o caso da Sol Meliá que criou um departamento de IT ao qual chamou Tradiso e que neste momento desenvolve interna e externamente. Além deste exemplo, muitos outros semelhantes existem.
No entanto e considerando o nosso mercado em que apenas duas cadeias sobressaem do panorama geral, o Grupo Pestana e o Grupo Villa Galé, as restantes são de pequena dimensão ou hotéis independentes.
Pois bem, voltando à questão inicial desenvolver, alugar ou comprar...desenvolver está fora de questão.

Vejamos agora o alugar...
Nomes como Fastbooking, Bookassist, GuestCentric ou Netbooker são de certa forma familiares. Muitos hotéis optaram e optam por desenvolver um site e integrar um motor de reservas alugado. E alugado porquê? Porque por cada reserva que se recebe paga-se uma comissão, que pode variar entre 3 e 15%. Além desse valor a maioria cobra ainda um valor pela instalação (normalmente caro).

Vantagens:
- a integração é simples e normalmente rápida
- todo o trabalho de desenvolvimento já está feito
- a imagem é "customizada" à imagem original do site do hotel
- pode eventualmente aproveitar-se algum know how em termos de SEO (Search Engine Optimization)

Desvantagens:
- imagem semelhante aos restantes hotéis
- a adição de novas funcionalidades é difícil
- pouco flexível
- impossibilidade de adaptar às diferentes exigências que cada hotel tem
- em caso de atraso no pagamento das comissões (o poder está do lado dos proprietários) desligam o motor de reservas e perdem-se reservas.
Alugar pode ser, em alguns casos, uma solução.

Finalmente comprar...
Quando menciono comprar, não significa comprar literalmente, significa adquirir os direitos de exploração (licenciamento).
Neste caso, quanto a mim a melhor opção, o hotel adquire um motor de reservas onde paga um determinado valor apenas uma vez. Através de um fee de manutenção mensal (normalmente irrisório) garante uma manutenção especializada do motor de reservas continua, adquirindo além disso a mais valia de que todos os melhoramentos são actualizados sem custos!

Vantagens:
- sem comissões (apenas fee mensal de manutenção, valor baixo e fixo)
- imagem "customizada" à imagem do website
- a aparência é diferente mesmo que a plataforma seja partilhada por vários hotéis
- usufrui de desenvolvimento continuo com actualização gratuita
- partilha as melhorias com os restantes utilizadores
- bastante flexível
- retorno de investimento muito rápido

Desvantagens:
- não necessariamente, mas convém que o site e o motor partilhem a mesma plataforma e "linguagem".

Nos Hotéis Real já passámos por duas das 3 opções, engraçado relembrar, mas o motor de reservas do 2º site foi desenvolvido por nós.
Aprendemos que não o devíamos ter feito :-)
Na 1ª versão que durou até 2005 não tínhamos motor de reservas.
Na versão actual optámos por adquirir o motor de reservas e a satisfação é total!
Integrado com o website, ambos partilham a mesma plataforma, plataforma essa que faz a gestão de conteúdos do website (CMS) e a gestão do motor de reservas (B2B).
A solução e-GDS da XYZT, SA foi sem duvida a melhor solução. Como é óbvio, não posso afirmar que é a melhor solução do mercado, pois não conheço todas. No entanto direi que é uma solução eficiente, que satisfaz bastante e com uma relação preço/qualidade/assistência muito boa. Recomendo!

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