Travel Distribution in Peninsula 08


No passado dia 2 e 3 de Dezembro ocorreu, pelo 2º ano consecutivo em Barcelona, a conferência subordinada ao tema "A Distribuição Turística na Península Ibérica".
Com cerca de 90 participantes e durante dois dias, foram discutidas as tendências na distribuição em Portugal e Espanha.

Hotéis, Companhias de Aviação e Agências de Viagens partilharam experiências, visões e receios quanto ao futuro do mercado turístico.

Em resumo, posso dizer que foram dois dias muito interessantes onde se abordaram temas que foram desde as tendências em Revenue Management, passando pelo futuro da Web 2.0 e Web 3.0 no turismo, e o futuro da distribuição on-line onde Expedia e Octopustravel deixaram o seu contributo.
As companhias de aviação representadas pelas low cost Clickair, Vueling e pela nacional Spanair, reflectiram realidades bem diferentes. Se por um lado a vueling segue crescendo, já a Spanair passa dias difíceis.

Em relação aos hotéis foi muito interessante a abordagem feita por Luís del Olmo da Solmeliá ao comentar as estratégias a adoptar em momentos de crise como a actual, resumidamente fidelizar e baixar o preço são as soluções imediatas para o sector.

No final um Workshop com um dos maiores experts em campanhas do Google para Espanha, ensinou como optimizar as campanhas e conseguir um maior retorno.

Considerada uma conferência que visava o mercado Português e Espanhol, lamento a falta de participação de representantes nacionais. Em 90 pessoas, eram apenas 3 os portugueses, eu incluído.
Coloco a questão do costume, será que já sabemos tudo? Ou não gostamos de partilhar a nossa informação?
Num painel de mais de 15 oradores, fui o único a defender as cores nacionais e a partilhar o que por cá se faz. Somos pequenos e gostamos.

Comentários