Portugal, o Revenue Management e o e-Commerce...Parte I

Depois de alguns posts sobre o que é, as definições, as terminologias, as práticas, etc...vou agora falar um pouco sobre a realidade de tudo isto em Portugal..

Exceptuando as cadeias internacionais e algumas nacionais com uma visão mais abrangente, diria que 90% dos hotéis não fazem, não sabem, nem sequer ainda entenderam o que é Revenue Management.

Começa a existir alguma cultura de e-Commerce Management, nota-se alguma preocupação com os canais on-line, mas é curiosa a confusão que se faz entre estas duas práticas.
É comum encontrar-se recursos humanos na hotelaria com o cargo (no cartão) de Revenue Manager, mas que no entanto não fazem mais do que uma mera gestão de canais on-line, não entendendo de todo o que é RM.

Revenue Management é uma cultura organizacional e vertical, ou seja, deve ser entendida por toda a organização e do topo para as bases e não ao contrário.

Desafio a todos a dedicarem um pouco mais de atenção a estas práticas, pois é nelas que está o sucesso das organizações hoteleiras, quer no presente, quer num futuro muito próximo.

Não condeno o estado das coisas, entendo perfeitamente a situação actual, estamos numa fase de adaptação a novas práticas, novas tecnologias e a uma nova forma de fazer gestão hoteleira. A realidade nacional não se distancia muito da realidade europeia,aliás, está muito próxima dos países do Sul como Espanha, Itália, ou França. Já os países do Norte, com uma cultura organizacional mais competente, mais organizada e mais planeada estão mais desenvolvidos. A quantidade de hotéis independentes é menor, a propriedade é de empresas com uma cultura lucrativa muito superior e o negócio é visto como isso mesmo, negócio é lucro.

No Sul somos muitos, mal organizados, sem visão estratégica, sem planeamento, sem organização e sem controlo. Em Portugal temos sorte, existe a nossa Sra de Fátima, que muitas vezes nos faz uns milagres.

Há dias em conversa com um colega do trade, fui surpreendido com um confissão fabulosa. Algures em Lisboa, um hotel recente, com um número de estrelas já considerável, trabalhava sem orçamentos, quer de receitas quer de custos! Estamos no sec. XXI e esta é a nossa realidade!!!!

Se é um facto que somos pouco organizados, também é um facto que se calhar até somos mais inteligentes que a média Europeia. Não damos importância a técnicas de gestão, não lemos livros de boas práticas, fazemos formação em liderança e coaching mas esquecemos a operação e a produtividade. Somos os mais desenvolvidos em conhecimentos ao nível do "achómetro" - Eu acho que... - e assim vamos levando a vida.."eu acho que é assim aqui...eu acho que é assim ali...". Mas nunca temos a certeza de nada...
Meus caros, gestão faz-se com factos reais, estatística, históricos, análise, planeamento, e uma constante adaptação ao meio envolvente, quer seja politico, social, ambiental, económico, etc...

Para se ser competitivo, produtivo e lucrativo não basta achar...é preciso ter a certeza...

Comentários

Anónimo disse…
teoricamente correcto!
Sendo ex Black Belt... (será que se pode ser ex, ou será que é-se para sempre tal qual os toxico...)
Aprendi que não devemos fazer abstração dos feelings, pois foi com feeling que fizemos as melhores contratações (HR).
E essa!!
Para Revenue Management não!!
Concordo!... (quase sempre)
As vezes os numeros não contam a historia toda. (GOPPAR)