De novo...Web 3.0...


Imaginem como seria agradável ter um browser de internet que nos permitisse misturar conteúdos de diversas fontes e que o resultado disso fosse um poderoso meio de informação... exemplo: um site como o Tripadvisor e o Google maps. Através de um simples "arrastar, colar" poder misturar as informações dos dois e surgir um terceiro "site" onde aparece o mapa com a localização dos hotéis e os comentários dos clientes acrescentando ainda a possibilidade de efectuar uma reserva imediatamente. Pois parece que vai ser possível, brevemente! Chama-se Web 3.0 e é definida como a web Mushups!

Segundo um artigo publicado no "howstuffworks":

Nós nunca sabemos como realmente será a tecnologia do futuro. No caso da Web 3.0, a maioria dos especialistas em Internet concorda sobre as suas características gerais. Eles acreditam que a Web 3.0 oferecerá aos usuários experiências mais ricas e mais relevantes. Muitos também acreditam que com a Web 3.0, todos os usuários terão um único perfil na Internet baseado no histórico de navegação de cada um. A Web 3.0 utilizará esse perfil para ajustar a experiência de navegação de cada indivíduo. Isso significa que se duas pessoas diferentes realizassem uma pesquisa na Internet com as mesmas palavras-chaves utilizando o mesmo serviço, elas receberiam resultados diferentes determinados por seus perfis individuais.

As tecnologias e os softwares necessários para esse tipo de aplicação ainda não amadureceram. Serviços como o TiVO (em inglês) e o Pandora fornecem conteúdo individual baseado nos usuários, mas ambos dependem de uma abordagem de tentativa e erro que não é tão eficaz quanto os especialistas dizem que a Web 3.0 será. Mais importante ainda, tanto o TiVO quanto o Pandora possuem um escopo limitado de programas de TV e música respectivamente, ao passo que a Web 3.0 irá envolver toda a informação da Internet.

Alguns especialistas acreditam que a base da Web 3.0 serão as interfaces de programação de aplicações (APIs). Uma API é uma interface designada a permitir que os programadores criem aplicações e que tirem vantagem de certos conjuntos de recursos. Muitos sites da Web 2.0 incluem APIs que dão aos programadores acesso aos dados e às capacidades únicas dos sites. Por exemplo, a API do Facebook permite a quem desenvolve criar programas que utilizam o Facebook como uma plataforma para jogos, testes de conhecimentos gerais, avaliações de produtos e muito mais.

Uma tendência da Web 2.0, que poderia auxiliar no desenvolvimento da Web 3.0, é o mashup. Um mashup é a combinação de dois ou mais aplicativos num único aplicativo. Alguns especialistas em Internet acreditam que a criação de mashups será tão fácil na Web 3.0 que qualquer pessoa será capaz de fazer isso.

Outros especialistas acreditam que a Web 3.0 vai surgir do começo. Em vez de utilizar o HTML como linguagem básica de codificação, ela irá depender de alguma linguagem nova e ainda sem nome. Esses especialistas sugerem que seria mais fácil começar do básico do que tentar mudar a Web actual. Todavia, essa versão da Web 3.0 é tão teórica que é praticamente impossível dizer como ela vai funcionar.

O homem responsável pela World Wide Web tem sua própria teoria de como será o futuro da Web. Ele chama-a de Web Semântica e muitos especialistas em Internet se apoiam no seu trabalho quando falam sobre a Web 3.0. O que é exactamente a Web Semântica? Ainda vamos descobrir.

Definição de widgets:

Os widgets são pequenos aplicativos que as pessoas inserem nas páginas da Web copiando linhas de código e incorporando-as ao código de uma página. Eles podem ser jogos, servidores de notícias, players de vídeo ou qualquer outra coisa. Alguns críticos da Internet, nos seus prognósticos crêem que a Web 3.0 permitirá que os usuários combinem widgets para fazer mashups apenas clicando e arrastando alguns ícones para dentro de uma caixa em uma página. Deseja um aplicativo que mostre onde as notícias estão a acontecer? Combine um servidor de notícias com um ícone do Google Earth e a Web 3.0 faz o resto. Como? Bem, ninguém descobriu ainda como fazer essa parte.

No entanto existem já algumas soluções baseadas na web 2.0 bastante interessantes, entre elas, o netvibes, o igoogle ou o delicious.

Comentários