Revenue Management - Como surgiu....

Com início nos primeiros anos da década de 80, o RM surge da desregulamentação da indústria aeronáutica. As maiores companhias aéreas americanas viram-se num novo ambiente altamente competitivo, criado pela possibilidade de distribuição oferecidas pelos GDS (Global Distribution Systems), e pelo crescente número de novas companhias Low-Cost, cujos custos operacionais eram metade do das grandes companhias, como as American, Delta ou United. Os GDS tornavam assim possível levar os produtos das companhias aéreas a uma vasta rede de agências de viagens, as chamadas consortias (hoje mais de 500.000 lideradas por agências como BCD, AMEX ou CWT), a milhares de consumidores (B2C) e a milhares de empresas (B2B). Perante estes factos as maiores companhias aéreas de forma a sobreviverem adoptaram técnicas de Yield Management, as que se atrasaram simplesmente desapareceram, como a PanAm. Com as técnicas e processos de YM já bem definidas pelas companhias aéreas, no início dos anos 90 chega o momento das grandes cadeias hoteleiras americanas começarem a testar este modelo de gestão. Cadeias como a Hyatt investem em sofisticados sistemas informáticos que permitiam rastrear numerosas fontes de informação. Outras menos poderosas respondiam com sistemas manuais, combinados com relatórios dos seus departamento de reservas, as informações dos seus PMS (Property Management System) e com equipas de YM e RM que geriam preços e disponibilidades.Em qualquer dos casos, o resultado foi o mesmo: os Hotéis descobriram que podiam aumentar significativamente as suas receitas e consequentemente os seus lucros, utilizando sistemas de YM e RM. Além disso descobriram também que após um ou dois anos utilizando estes sistemas, tinham efectivamente baixado o seu ADR (Average Daily Rate), ou seja, tinham feito muito mais descontos em épocas de baixa ocupação, e subido os preços em épocas de muita procura, traduzindo-se esta optimização num aumento substancial de receitas e lucros. Introduzindo este sistema, tinham aumentado a procura, através da introdução selectiva de diversos níveis de preços que respondiam à adversidade de vectores que norteiam a sensibilidade dos consumidores.

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