Revenue Management - Como funciona?

Os bons sistemas de RM ou YM maximizam (ou pelo menos aumentam significativamente) as receitas para o mesmo número de unidades vendidas, tomando como vantagem a previsão (forecast) de períodos de alta e baixa procura, permitindo assim obter boas ocupações em períodos de baixa procura, ao mesmo tempo que permite cobrar preços mais altos nos clientes de última hora (late bookings) menos sensíveis ao preço.
O impacto financeiro, em termos médios, pela utilização sistemática do RM, mantendo-se tudo inalterável será positivo entre 3 a 7% nas receitas totais.

Por vezes, na Europa, e em particular em Portugal ouvem-se questões como: "Então significa que a equipa comercial trabalha mal?" ou "Como é que um sistema informático pode automaticamente ter um impacto tão forte nas receitas?"

Qualquer Director-Geral, Comercial ou Chefe de Vendas, deve concluir que o conhecimento e a experiência que detém do mercado é passível de parcialidade ou viciação. Na maioria dos casos, as decisões são tomadas sem recurso a qualquer análise estatística ou outra ferramenta de gestão apta a responder de forma fidedigna pelas expectativas do futuro em comparação aos dados reais e realizados do passado.
Quantas vezes um orçamento não é realizado apenas porque algum accionista ou administrador define que deverá existir um crescimento de 10% em relação ao ano anterior? E as perspectivas de futuro? E a conjuntura económica? E a concorrência? E os eventos que se irão realizar na cidade ou destino?

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