Cliente executivo vs Turista sensivel ao preço....

Tipicamente os hotéis segmentam o seu mercado, ora baseado no tipo de cliente ora na origem da reserva. Depois criam uma serie de sub-segmentos baseados no nível de preços que cada um estará disposto a pagar, ou melhor, que o hotel pretende receber. Tipicamente também, definem duas categorias - Negócios (Corporate) e Turismo (Vacation Traveller). Como as características de cada um deste tipo de clientes varia bastante os hotéis acabam por ter sérias dificuldades em satisfazer toda a procura simultaneamente. Quantas vezes não constatamos dificuldade em gerir as reservas dos clientes habituais, maioritariamente homens de negócios, e um grupo de turistas que repentinamente enche o hotel? Onde vamos colocar os nossos clientes habituais, aqueles que nos são fiéis todo o ano?
Considerando as duas faces de uma mesma moeda, num lado teremos um cliente executivo consciente da necessidade de garantir a sua estada e normalmente disposto a pagar mais em troca de flexibilidade e possibilidade de reservar um quarto à ultima hora, por outro lado um cliente vocacional e muito sensível ao preço, sempre tentando encontrar o preço mais baixo mesmo que isso represente alguma perca de condições. Então que fazer? É aqui que a prática do RM entra, o RM tenta maximizar receitas gerindo o ponto intermédio entre a baixa ocupação e um preço médio alto (por via dos clientes empresariais) vs uma alta ocupação e um preço médio abaixo das expectativas (por via dos clientes turistas). Apenas uma boa estratégia, baseada numa análise estatística fidedigna e uma boa previsão da procura permitirá ao hotel conseguir os seus objectivos, de outra forma ficará vazio ou com uma ocupação muito abaixo do óptimo.

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