Revenue Management

Revenue Management

É uma cultura de gestão utilizada por industrias que têm uma semelhança nas características do seu produto.
A saber:

- Inventário fixo
- Perecível ou de curta duração
- Com variações significativas na procura
- Elevada sensibilidade ao preço dos seus consumidores
- Com elevados canais de distribuição com modelos de negócio diferentes

Nestas circunstâncias estão a hotelaria, as companhias de aviação, as rent-a-car, mas também, restaurantes, espaços de eventos, etc.

Embora as características sejam semelhantes, as técnicas e a forma de implementação são significativamente diferentes.  No caso particular deste blog, serão lançadas ideias, informações e explicações essencialmente sobre o Revenue Management na Hotelaria.

E neste caso particular, aconselha-se que os profissionais que se dediquem a esta forma de gestão, tenham intrínseco às suas características profissionais uma elevada capacidade lógica e matemática, financeira e económica.
Tal como as previsões meteorológicas, também o Revenue Management se baseia em previsões, no entanto com margens de erro pouco significativas quando bem implementado.

O Revenue Management é uma cultura transversal a todos os recursos do hotel, com predominância na formação continua dos recursos humanos afectos directamente às vendas e ao cliente final.

O Revenue Management  inicia-se antes da aquisição do serviço pelo cliente e não finda mais, dado o largo espectro que se reflecte no potencial regresso do mesmo e de uma eventual fidelização, cada vez mais difícil, é certo.


Sobre Revenue Management (artigos, estudos, teses, etc):

- GOPPAR Model ( Extended version) por Erik Hoogenboom