A importância de entender os indicadores da gestão hoteleira

Muito utilizados, muito publicados e muito "comparados", os indicadores na gestão hoteleira são muito importantes. É com eles que devemos reger as nossas orientações, tirar conclusões e tomar decisões.

No entanto, a pergunta que muitas vezes faço e que sem resposta fico, é:

Para que serve saber o ADR (preço médio) ou o Revpar (receita por quarto disponível) ?

O que me dizem sempre é o mesmo - Serve para comparar! - Ok, mas o quê ?

Imaginemos o seguinte exercício (um clássico):

O Hotel X tem 100 quartos no seu inventário diário.
No dia Z vendeu um quarto a 100€. A ocupação é de 1%.

O preço médio deste dia é bastante "bom": 100€
No entanto o Revpar é de 1€

A pergunta que deixo aqui para quem ler o artigo e que queira comentar é: A condição actual deste hotel é boa ou má? Os dois resultados (ADR e Revpar) são bons ou maus?

Comentários

Anónimo disse…
De ambos os indicadores geralmente utilizados para a estruturação do Rev. Management o REVPAR é o mais utilizado nos dias de hoje, pois o ADR é muito mais limitativo, visto que apenas resulta na tarifa media diária, enquanto que o RevPar ajuda a perceber se estamos a ter lucro ou prejuizo, tendo em conta a receita efetivamente obtida, e os custos inerentes aos quartos que não foram vendidos. Na análise efectuada em cima nenhum dos resultados é positivo se ponderar mos os custos inerentes a 99 quartos dos quais só vendemos um.